Como Configurar o DNS do Cloudflare 1.1.1.1 | Se até agora a preferência usual de DNS para a maioria tem sido duas, as do Google e OpenDNS , agora serão três se a Cloudflare cumprir o que promete com seu novo serviço DNS gratuito. 

Ele opera com o IP 1.1.1.1 e 1.0.0.1 e afirma ser “o serviço DNS de consumidor mais rápido e privado da Internet”, por isso vamos explicar como usá-los.

O sistema de nomes de domínio ou DNS, por sua sigla em inglês, é algo que todos os usuários da Internet usam, embora existam aqueles que não sabem o que são ou para que servem. 

De forma simples, sua principal função é traduzir endereços legíveis , como www.vilamariaguiase.com.br endereços IP, aqueles onde estão localizados os servidores que contêm a web.

A maioria das operadoras de telefonia possui seu próprio DNS e seu funcionamento depende de servidores em qualquer um dos casos, mas nem sempre funcionam da melhor maneira. 

Assim, surgem alternativas que afirmam ser mais rápidas e privadas ao resolver esses endereços e nos levar aos sites solicitados. Como os do Google e do OpenDNS da época, ou do Cloudflare, um ótimo reprodutor de CDN. Aprenda com o nosso site como configurar o DNS do Cloudflare 1.1.1.1.

Como Configurar o DNS do Cloudflare 1.1.1.1

Como Configurar o DNS Cloudflare 1.1.1.1
Como Configurar o DNS Cloudflare 1.1.1.1

A solução DNS da Cloudflare, em particular, afirma apagar todos os logs de consulta em 24 horas, para que não rastreie onde seus usuários estão navegando e exceda as velocidades de resposta. 

De acordo com alguns testes de desempenho , 1.1.1.1 e 1.0.0.1 respondem em média 14,2 milissegundos , enquanto o faz em 20,64 OpenDNS e o Google em 34,51 milissegundos. Outras medidas confirmariam a liderança.

Usar 1.1.1.1, o DNS da Cloudflare, é bastante simples, pois na maioria dos sistemas operacionais, alterar o sistema de nomes de domínio é uma tarefa muito simples. Agora explicamos.

  • Windows 10 : Devemos acessar a configuração do sistema, a seção Redes e Internet , a seção Status e a opção Alterar opções do adaptador . Uma vez na janela que se abrirá veremos as conexões de rede disponíveis e teremos que clicar com o botão direito sobre a ativa e selecionar Propriedades . Na nova janela devemos modificar o elemento do protocolo da Internet versão 4 (TCP / IPv4) selecionando-o e clicando no botão Propriedades . Nessa outra janela, indicaremos que queremos usar endereços de servidor DNS específicos, inserindo 1.1.1.1 e 1.0.0.1 nos campos para servidor DNS preferencial e alternativo.
  • macOS : no menu Apple, selecionamos Preferências do sistema e depois Rede . Aí escolhemos a interface utilizada para a ligação à internet, Ethernet ou Wi-Fi, clica no botão Avançado e clica na aba DNS . Na seção Servidores DNS da janela que será aberta, clique no botão + (Adicionar) e insira o DNS do Cloudflare.
  • GNU / Linux : Como regra geral, teremos que clicar no ícone da rede ou procurar as opções relacionadas a ela e escolher a opção Editar conexões . Na nova janela, escolheremos nossa rede atual e clicaremos no botão Editar para ir para a guia Configurações IPv4 . No campo Servidores DNS , inseriremos 1.1.1.1 e 1.0.0.1.
  • Android : vá para Configurações , seção de conexões Wi-Fi e pressione e segure na rede à qual você está conectado. No menu suspenso que aparecerá, selecione Modificar rede , na janela clique em Opções avançadas e agora procure Configurações de IP . Visualize o menu a partir da seta à direita, clique em IP Estático e nas opções de configuração que agora serão exibidas, role até o final e preencha os campos DNS 1 e 2.
  • iOS : acesse as configurações , a seção Wi-Fi e, na rede conectada, clique no ícone de informações. Agora vá para Configurar DNS > Manual > Adicionar serviço . Insira os IPs do DNS Cloudflare e clique em Salvar . Pronto. Se uma seção com um IP para o DNS apareceu diretamente, edite-a com o endereço desejado.

Você também pode alterar o DNS que você usa através do roteador , dessa forma a alteração afetará todos os dispositivos que você conectou à rede que ele cria. 

Para alterá-los, você deve entrar no roteador através do navegador da web, geralmente digitando os endereços 192.168.1.1, 192.168.2.1 ou 192.168.0.1, nos identificar e ir para a seção da rede local ou LAN para modificar o DNS valores que aparecem por aqueles de Cloudflare, neste caso.

Agora que você sabe como configurar o DNS do Cloudflare 1.1.1.1, deixe seu comentário!