desentupir caixa de gordura com soda cáustica
desentupir caixa de gordura com soda cáustica

Ter a caixa de gordura entupida é uma situação muito desconfortante, não é mesmo? E para solucionar o problema, há várias maneiras utilizadas pelas pessoas. Uma delas, é saber como desentupir a caixa de gordura com soda cáustica

A caixa de gordura possui um papel importante nas residências, pois auxilia para que os resíduos dispensados na cozinha, não passem diretos pelos canos do esgoto, causando um entupimento. 

Fazer a limpeza e o desentupimento dessa caixa não é moleza, no entanto, ajuda para que se tenha um ambiente organizado e principalmente limpo e sem entupimento. Saber o que pode causar esse problema irá ajudar a resolvê-lo e evitá-lo. Para isso continue a ler esse texto para ter acesso às informações necessárias e precisas. 

Qual é a função da caixa de gordura? 

Para entender melhor, a caixa de gordura é um tanque que pode ter sua produção de alvenaria ou PVC. Essa caixa possui uma missão e essa missão é, fazer o impedimento da passagem de gorduras dispensadas na pia, para que não sejam despejadas de maneira direta com o esgoto. 

Através disso, exerce um grande auxílio para que não tenha a existência de resíduos nos tubos que vão ao esgoto, de tal forma que não haja entupimentos. 

Em locais onde há uma grande circulação de pessoas, como restaurantes, pizzarias… Esse tanque fornece um papel de extrema importância. Com efeito, em decorrência da grande quantidade de resíduos na cozinha, isso irá ajudar com intuito de não possuir o comparecimento de pragas e mau odor no local. 

Por quê a caixa de gordura entope? 

Se tem o entupimento da caixa de gordura, muitas vezes em decorrência da falta de manutenção. Esse tanque, assim como outros mecanismos, necessita de manutenção. Contudo, devido a grande quantidade de resíduos descartados na pia que vão até ela, como, óleo e sobras de comida ocorre também o entupimento. 

Alguns sinais que indicam que essa caixa precisa de manutenção é: 

  • Forte odor vindo do ralo; 
  • Entupimento do cano da pia; 
  • Escoamento da água lento; 

Em situações mais graves, em que não se tem a realização da limpeza da maneira e no tempo recomendado, pode ocorrer o transbordamento da caixa, fazendo que tenha a volta daquele líquido sujo, através da pia. 

Como desentupir caixa de gordura com soda cáustica? 

Além do desconforto causado pelo mau cheiro, quando essa caixa transborda há riscos para a saúde. Com isso, é importante saber como resolver o problema, e para ajudar nisso, terá agora uma maneira de como desentupir caixa de gordura com soda cáustica

Primeiramente precisa ter muito cuidado para usar a soda como uma desentupidora. Mesmo sendo uma opção que obtém resultado, ela pode corroer e ocasionar graves danos se usada sem cautela. Apesar da eficácia, esse produto é muito perigoso. 

Se a soda cáustica for utilizada pura, sem antes ser dissolvida na água, ela terá o poder de desintegrar a tubulação. Por isso, antes de se colocar diretamente, é preciso que ela seja dissolvida, o recomendável é uma medida de soda para duas de água, e em seguida é só colocar na caixa de gordura, mudando a quantia despejada, de acordo com cada espaço. 

Após essa etapa, é necessário esperar um pouco, para que essa mistura faça sua ação, depois de alguns minutos é só enxaguar a caixa. Se não tiver obtido o resultado desejado, repita o processo, nunca utilizando somente a soda, pois ela irá derreter os canos. É muito válido lembrar, que deve utilizar luvas e máscaras, para realizar esse processo. 

A soda cáustica pode provocar lesões e queimaduras se ela tiver contato com a pele. Se houver insegurança para a realização é recomendável que entre em contato com uma desentupidora

Contudo, a soda é muito eficaz, mas todo cuidado é pouco. Se gostou desse conteúdo deixe um comentário. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *