Como Formatar um Disco Rígido no Windows 10 | Se você tem um disco rígido, um pendrive ou mesmo uma partição externa que deseja formatar e deixar como novo sem nenhum arquivo , não é necessário instalar nada adicional no Windows 10 para fazer isso.

Contanto que você use qualquer um dos sistemas de arquivos compatíveis com o Windows (FAT32, NTFS ou exFAT), você pode fazer isso rapidamente a partir do Explorer e com alguns cliques. Vamos explicar os passos e a diferença entre cada tipo de formato. Confira no Guia-se Informativo.

Como Formatar um Disco Rígido no Windows 10

Como formatar disco rígido no Windows 10
Como formatar um disco rígido no Windows 10
  • Conecte seu disco ou pendrive através de uma porta USB.
  • Abra o Windows Explorer e navegue até Este PC para visualizar as unidades e dispositivos conectados.
  • Clique com o botão direito no dispositivo que deseja usar e selecione Formatar … nas opções do menu suspenso.

A primeira coisa que você deve escolher é o sistema de arquivos do seu dispositivo. Se for um stick USB ou disco rígido, recomendamos que você use exFAT. Este é o sistema de arquivos mais moderno e é otimizado para unidades externas, como cartões SD e pen drives.

Se você usar o formato exFAT, sua unidade será compatível com a maioria das versões modernas do Windows, Linux e macOS . Se você usar FAT32, terá uma compatibilidade melhor com versões anteriores do Windows, mas não poderá salvar arquivos maiores que 4 GB.

Use apenas o sistema de arquivos NTFS, de preferência se for um disco rígido onde irá instalar o Windows, ou se for um disco que você usará apenas com o Windows ou que deseja criptografar. 

NTFS é um sistema de arquivos proprietário da Microsoft e não é compatível com instalações em Mac ou Linux.

A próxima coisa que você precisa decidir é um rótulo para o volume, você pode digitar um nome ou pode deixar o Windows fazer isso. E, finalmente, você pode escolher entre uma Formatação Rápida ou uma Formatação Completa. Por padrão, a caixa de formatação rápida está marcada e você só precisa clicar em “Iniciar” para formatar sua unidade.

O Quick Format cria a estrutura do sistema de arquivos no disco sem verificar a integridade de cada setor. É o método recomendado para qualquer disco que você saiba que não tem setores defeituosos ou exibiu problemas de corrupção de arquivo que podem estar relacionados a setores defeituosos.

O formato completo identifica e rastreia setores defeituosos para que não sejam usados ​​para armazenar dados. É o método mais recomendado se você for, por exemplo, reinstalar um sistema operacional, especialmente se for diferente do que você já instalou.