Como Renomear Vários Arquivos de uma só vez no Windows 10 | O Windows 10 Explorer permite renomear arquivos automaticamente em lote e também colocar um número ao lado deles. Confira mais detalhes em nosso site.

Como Renomear Vários Arquivos de uma só vez no Windows 10

Isso não é do Windows 10, ele existe no Explorer para várias versões do sistema , e para mim foi uma surpresa que fosse um recurso tão pouco conhecido, na verdade alguns dos meus colegas não sabiam.

Uso essa função há anos, especialmente útil para renomear lotes de imagens, pois basta escolher um nome de arquivo e o Windows vai adicionar um sufixo no final com um número entre parênteses .

Tudo o que você precisa fazer é selecionar todos os arquivos que deseja renomear, clicar com o botão direito em qualquer um deles e escolher “Renomear”.

Após pressionar Enter, todos os arquivos terão o mesmo nome, mas como no Windows dois arquivos com a mesma extensão não podem ter o mesmo nome, o sistema adiciona automaticamente um número para diferenciá-los .

Se entre os arquivos selecionados houver alguns com extensões diferentes, você verá o nome duplicado uma vez para cada tipo diferente de arquivo. 

A grande vantagem aqui, ao contrário de outros navegadores, é que o Windows não pede para renomear cada arquivo manualmente, nem impede que você renomeie todos com o mesmo nome , o que resolve a partir de sua conta com o número, algo bastante , bastante útil.

Se você deseja mais controle e opções avançadas ao renomear arquivos em lote e com pouca dificuldade, pode optar por usar o Powertoy Power Rename para Windows 10.