Como traduzir um livro em PDF? Quais são os métodos que possuímos como disponíveis na internet?

As maneiras de realizar esse tipo de tradução são as mais variadas possíveis, e são diferentes dependendo de qual tipo de computador você está utilizando, seja ele um Windows comum ou então um Mac.

Lembrando que caso estejamos falando de um documento oficial e que mereça maior atenção, o melhor é contratar uma empresa de tradução livre, que garanta a segurança dessa documentação e um trabalho realmente bem feito!

No tutorial de hoje, vamos lhe ensinar de maneira clara a como traduzir um livro em PDF, usando das ferramentas disponíveis na internet. Caso queira aprender, leia com a gente!

Como traduzir um livro em PDF no Word ou Google Tradutor

Como traduzir um livro em PDF?
Como faço para traduzir?

Existem várias soluções que permitem traduzir um livro em PDF: algumas são capazes de traduzir documentos sem comprometer o layout, outros, por outro lado, criam automaticamente PDFs traduzidos, nem sempre 100% fiéis ao layout dos arquivos originais, que podem ser baixados para o seu computador. Quais são essas soluções?

Como traduzir um livro em PDF para Word

Se você está se perguntando se é possível traduzir um livro em PDF para o Word, ficará feliz em saber que a resposta é sim. Na verdade, o famoso programa de redação da Microsoft integra algumas ferramentas de tradução online que também permitem a tradução de documentos inteiros.

Como a tradução automática não altera a estrutura do conteúdo, o Word também é a solução ideal para quem procura um software capaz de traduzir um livro em PDF mantendo o layout.

Como provavelmente já sabe, o Word está incluído no Microsoft 365, um serviço que inclui todas as aplicações do pacote Office. Além disso, oferece 6 TB (1 TB por pessoa) de espaço OneDrive e 60 minutos de chamadas mensais pelo Skype.

Alternativamente, você pode usar o Word gratuitamente contando com o Word Online, uma ferramenta que permite trabalhar em documentos do Word através de um navegador (portanto, sem baixar nenhum software em seu computador), com a possibilidade de compartilhar seus trabalhos com outras pessoas.

Neste caso, entretanto, para traduzir um PDF, é necessário primeiro carregá-lo no OneDrive em formato DOCX.

Logo após, para traduzir um livro em PDF com Word, inicie o programa em questão (ou entre no Word Online com a sua conta Microsoft), selecione a opção “Arquivo”, carregue no item “Abrir” e selecione o PDF do seu interesse, para abri-lo.

Aqui, você precisa salvar o documento em questão no formato DOCX: para fazer isso, clique nas opções “Arquivo” e “Salvar como”, certifique-se de que o formato DOCX está selecionado no menu suspenso “Formato do arquivo” e pressione o botão “Salvar”.

Feito isso, selecione a guia “Revisão”, clique no item “Traduzir” e clique na opção “Traduzir documento” no menu. Na caixa “Tradutor” que aparece à direita, indique o idioma do documento e o idioma no qual realizar a tradução usando os menus suspensos “De” e “Para” e clique no botão “Traduzir”.

Um novo documento será aberto automaticamente com o conteúdo traduzido para o idioma selecionado anteriormente. Se o resultado final for do seu agrado, clique no item Arquivo, escolha a opção Salvar como e selecione a opção PDF no menu suspenso Formato do arquivo . Finalmente, clique no botão Salvar e é isso.

Como traduzir um livro em PDF com o Google Tradutor

Caso esteja procurando uma solução para traduzir um livro em PDF online, saiba que pode utilizar o Google Tradutor. Na verdade, o famoso serviço gratuito do Google, que permite traduzir para mais de 100 idiomas, também permite traduzir o conteúdo de um documento de texto, como PDF, DOC, TXT, RTF e muitos outros.

Se você acha que esta é uma solução válida para traduzir um livro em PDF, entre no site oficial do Google Tradutor, clique no botão “Documentos” e, na nova tela exibida, clique em “Pesquisar no computador”.

Em seguida, selecione o PDF que deseja traduzir, clique no botão “Abrir” e indique o idioma original do conteúdo do documento (por exemplo, português, inglês, espanhol ou “Detectar idioma”, para permitir que o Google Tradutor detecte automaticamente o idioma) e o idioma em que você deseja ter a tradução. Por fim, clique no botão “Traduzir” para obter a tradução.

Observe que o Google Tradutor não possui uma funcionalidade nativa para baixar o arquivo traduzido. Se necessário, você pode selecionar o texto traduzido pelo Google Tradutor, colá-lo em um novo documento criado com um programa de escrita (por exemplo, Word, LibreOffice, etc.) e salvar o documento em questão como PDF.

Como traduzir um livro em PDF no Android ou iOS?

Como traduzir um livro em PDF no Android ou iOS?
Como traduzir um livro em PDF no Android ou iOS?

Se você está procurando um aplicativo que permite traduzir um livro em PDF com Android e iOS, pode fazer o download do PDF Document Translator. Ao contrário de outras aplicações deste tipo que permitem traduzir um documento selecionando manualmente o texto, o PDF Translator permite selecionar o PDF e traduzir através do seu smartphone ou tablet e obter automaticamente o PDF traduzido, com a possibilidade de baixa-lo no seu celular ou compartilhar o mesmo de forma online.

O aplicativo em questão está disponível para Android (se você tiver um smartphone sem Play Store, você pode baixá-lo de uma loja alternativa) e iOS. É gratuito, mesmo que imponha um limite de duas traduções por dia.

Depois de baixar o PDF Document Translator da loja do seu dispositivo, inicie o aplicativo em questão, pressione o item “Selecionar arquivo” e selecione o PDF que deseja traduzir, para iniciar o carregamento.

Assim que o upload do arquivo em questão for concluído, toque no botão “Avançar”, selecione o idioma original do documento (Selecione o idioma “de”) e o idioma em que deseja traduzi-lo (Selecione o idioma “para”) e pressione o botão “Traduzir”, para visualizar o arquivo traduzido.

Aqui, toque no ícone de seta para baixo, localizado no canto superior direito, e escolha se deseja salvar o arquivo em seu dispositivo ou compartilhá-lo através de um dos aplicativos disponíveis em seu smartphone/tablet (por exemplo, WhatsApp, Telegram, Google Drive etc.).

A qualquer momento, você pode visualizar todos os arquivos traduzidos acessando a tela principal do PDF Document Translator e selecionando o item “Arquivo traduzido”.

Em seguida, pressione o ícone de olho relacionado ao documento de seu interesse, para visualizar a tradução, caso contrário, toque no ícone de três pontos para salvá-lo no dispositivo ou compartilhá-lo por e-mail ou um dos outros aplicativos disponíveis.

Agora que já sabe como traduzir um livro em PDF, comece a aproveitar os benefícios das ferramentas que citamos. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *