Rica em nutrientes, a ora-pro-nobis é uma grande fonte de vitaminas, minerais e fibras importantes para a manutenção de uma alimentação saudável. Por ser uma PANC e ter a aparência de um alimento não convencional, muitas vezes seu potencial alimentar não é conhecido e desperdiçado, aqui vamos entender sua origem, funcionalidade e relação com a nossa alimentação.

O que é a ora-pro-nóbis?

As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) são plantas como: azedinha, taioba, capuchinha, vitória régia, caruru, capiçoba e outras, ricas em nutrientes que agem no bom funcionamento do corpo. Carregam esse nome por serem comumente encontradas e confundidas com plantas ornamentais, gramíneas, ervas daninhas, ou qualquer outra planta não comestível.

O fato é que, ao contrário do que se pensa, as PANCS são ricas em nutrientes tanto quanto os alimentos comuns e podem ser introduzidas na alimentação do dia a dia conforme seu valor nutricional.

Uma destas plantas que merece destaque é o ora-pro-nóbis, encontrado principalmente no estado de Minas Gerais, o ora-pro-nóbis é uma planta caracterizada pela sua aparência folhosa. Utilizada em cercas vivas, arbustos e canteiros, é originária de todo o continente

Americano, encontrada na maior parte dos países dessa região, isso ocorre por conta de sua facilidade de viver na maior parte dos solos e ser resistente à seca.

Para quem é indicada?

É indicado para todos os tipos de alimentação, pois pode ser utilizada em uma variedade de receitas. Rica em proteínas, pode funcionar como um substituto da carne, sendo que uma porção de 100g de ora-pro-nóbis possui 20g de proteína, o equivalente a três ovos.

Que benefícios o consumo da ora-pro-nóbis traz ao organismo?

O consumo de folhas verdes é muito recomendado pela nutrição, já que elas possuem fibras que funcionam potencializando o equilíbrio e bom funcionamento do intestino. No caso da ora-pro-nóbis ela se destaca pelo seu potencial antioxidante e anti-inflamatório: rica em ácido fólico, fortalece o sistema imunológico, é uma importante aliada na alimentação vegana ou vegetariana e melhora a saúde vascular por conter cálcio e magnésio.

Pode ser consumida de variadas formas, desde crua até cozida em (tortas, cozidos, sopas…) o mais recomendado para melhor absorção dos nutrientes é a fervura, durante 1 minuto, jogando a água do preparo fora e consumindo a folha.

Existem suplementos naturais da ora-pro-nóbis?

Sim, pois além de ser rico em fibras e vitaminas o ora-pro-nobis age na suplementação de proteínas, sendo um suplemento importante para: eliminar toxinas do corpo, melhorar a contração muscular, regular a melhora do colesterol ruim, melhorar e fortalecer a visão, melhorar a saúde da pele, olhos e cabelos, age na prevenção do envelhecimento precoce, entre outros.

Como consumir suplementação ora-pro-nóbis?

Quando a dosagem é feita de maneira correta e com a ajuda de um nutricionista mais benefícios são colhidos e o suplemento é mais eficaz. A suplementação de ora-pro-nobis pode ser feita a qualquer momento do dia, sendo o recomendado 2g ao dia que é o equivalente a 1 cápsula.

A suplementação natural é uma alternativa na construção de uma alimentação saudável. No caso das pancs, os nutrientes estão onde menos a gente imagina, importante a compreensão em relação às plantas e o que a natureza pode fornecer para a nossa nutrição como ferramenta de transformação do nosso dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *