Você sabia que existem empresas que fazem a revenda de hospedagem com WHMCS?

Dessa forma, fica muito mais fácil instalar esse sistema de gestão no seu site, o que ajuda a automatizar tarefas a serem realizadas no seu dia a dia.

Mas afinal, o que é o WHMCS? E como faz para instalar ele em uma hospedagem para poder contar com todas as vantagens oferecidas?

Leia Mais: Revenda de Hospedagem com Cpanel

Para saber tudo sobre o assunto, não deixe de acompanhar esse artigo completo até o final falando sobre revenda de hospedagem com WHMCS!

O que é WHMCS?

revenda de hospedagem WHMCS
revenda de hospedagem com WHMCS

O WHMCS é a sigla abreviada para WebHost Manager Complete Solution, que é um sistema de gestão de clientes, de prestação de suporte e ainda de administração financeira.

Ela ainda faz a integração com diversos painéis de controle e é utilizado pelas empresas de web de hosting.

Por meio desse sistema gestão, é possível automatizar aquelas tarefas diárias que precisam ser realizadas, o que traz uma maior praticidade e também mais segurança.

E quais são os recursos disponíveis no WHMCS?

Podem ser citados alguns principais como:

  • Área do cliente
  • Cobrança automática
  • Relatórios estatísticos e de contabilidade
  • Integração com órgão de registros de domínios
  • Integração com o WHM/cPanel
  • Administração financeira de forma automatizada
  • Sistema de tickets

Tudo isso mostra como é importante adquirir a revenda de hospedagem com WHMCS.

Como instalar o WHMCS na revenda?

E como realizar a instalação do WHMCS na revenda de hospedagem?

Para fazer a instalação do WHMCS na hospedagem há duas opções: tanto via instalador automático (Softaculous) quanto via configuração de instalação manual.

Instalação via Softaculous

A instalação via Softaculous precisa, primeiramente, que você tenha os requisitos necessários para fazê-la, que é o código de licença e um pacote configurado ao plano de revenda.

Depois disso, é hora de fazer a instalação por meio do Softaculous e é preciso clicar na opção “Softaculous Apps Installer” que você pode encontrar pesquisando no cPanel do seu servidor de hospedagem.

Após aberto o Softaculous, você deve então buscar na barra de pesquisa por “WHMCS” e clicar sobre essa opção.

Clique em “Install now” para começar a instalação.

Existirá um quadro branco chamado “Choose Installation URL” no qual você deverá informar o protocolo, o domínio e o nome do diretório onde irá ser realizada a instalação do WHMCS.

Agora você precisará preencher as informações da conta e com a chave da licença, que lhe foi encaminhada por e-mail cadastrado.

O sexto passo é em “Admin Accont” você criar um nome de usuário e uma senha para ter acesso a ferramenta de WHMCS.

Posteriormente, você terá que vincular à conta o seu nome, sobrenome e ainda um endereço de e-mail, e ainda selecionar o idioma.

A última etapa da instalação é clicar na aba “Advanced Options” e criar um usuário em “Base de Dados”, depois clicando em Instalar.

Com isso, o WHCMS estará instalado na conta de domínio selecionada.

Como configurar a hospedagem com WHMCS?

Antes de fazer a instalação manual, é preciso atentar-se aos requisitos necessários que são os mesmos citados na instalação via Softaculous na Revenda de hospedagem com WHMCS. As etapas da instalação manual são as seguintes:

  • Configuração do banco de dados
  • Configuração do arquivo da licença:
  • Execução do script de instalação
  • Configurações finais

Configuração do banco de dados

Nessa etapa, você deve acessar o cPanel do domínio no qual irá fazer a instalação e na barra de pesquisa fazer a busca por banco, clicando na opção Banco de dados MySQL.

No campo que estará em branco, você deve inserir um nome para o banco de dados e posteriormente clicar no botão “Criar banco de dados”.

Depois, você deve criar um usuário para o banco por meio de um nome e uma senha da sua escolha.

Na opção “Adicionar usuário ao banco de dados”, você deve vincular o usuário criado ao novo banco de dados. Agora é hora de partir para a próxima etapa.

Configuração do arquivo da licença

A primeira coisa a ser feita nessa etapa é ir até a área do cliente do WHMCS e fazer o download da licença.

Para isso, você deve clicar no quadro do pacote de instalação do WHMCS e então em “Download Now”.

Posteriormente, envie o pacote de instalação do WHMCS para a hospedagem por meio do Gerenciador de Arquivos.

Na opção Gerenciar Arquivos, você então deverá descompactar o pacote da licença e clicar no arquivo .zip do WHMCS para assim selecionar ele.

Na parte superior do Menu, clique na opção “Extrair” e então extraia o arquivo para aquela pasta que você desejar.

O arquivo da configuração estará, por padrão, como “configuration.php.new”, então faça uma cópia do arquivo.

Depois, altere o nome desse arquivo para “configuration.php”.

Execução do script de instalação

Agora é a etapa para execução do script de instalação. Para isso, acesse esse script, que deverá ser da seguinte forma: [domínio da instalação] + [diretório do whmcs] + [install].

Um exemplo de um script desse tipo é http://www.seudominio.com.br/whmcs/install/.

Depois disso, você deve acessa a página, ler os termos do contrato da licença e clicar em Aceitar (I agree), e depois em Begin Installation para iniciar a instalação.

Insira então a chave da licença do WHMCS, as informações referentes ao banco de dados que você criou (com nome de usuário, senha e o nome do banco de dados) e então clique em “Continue”.

Após isso, você deve definir quais são as informações do administrador da conta do WHMCS, colocando nome e sobrenome, endereço de e-mail para receber notificações, nome e uma senha.

A etapa finaliza com você clicando em “Complete Setup”.

Posteriormente, na mensagem que vai ser exibida você deve então salvar o comando que será informado em “3. Setup the Daily Cron Job”.

Configurações finais

A última etapa são as configurações finais a serem realizadas por você. A primeira é no caminho da instalação você excluir o diretório de instalação, que estará representado como “Install”.

A seguir, você deve configurar toda as etapas agendadas para serem realizadas para dentro de no mínimo 15 minutos, no Cron do cPanel, e inserir o comando do Cron que foi informado no final do script da instalação do WHMCS.

Depois, basta clicar no botão “Adicionar novo trabalho Cron”.
Com isso, a configuração da hospedagem com WHMCS estará pronta!

Conclusão

Como você viu, existem revendas de hospedagem com WHMCS que ajudam a proporcionar ao seu site diversas tarefas automatizadas do dia a dia.

Neste texto, você pôde ver como é feita a instalação do WHMCS na hospedagem da revenda e ainda como configurá-la.

Gostou do artigo de hoje sobre revenda de hospedagem com WHMCS?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que o Guia-se Informativo possa ajudá-lo.