WordPress é Seguro? | Em 2017, os hackers usaram uma vulnerabilidade do WordPress para desfigurar mais de 1,5 milhões de páginas. No início de 2018, duas ameaças catastróficas à segurança (que levam o nome de Meltdown e Spectre) foram descobertas.

Pensa-se que isso tenha afetado potencialmente quase todos os chips de computador fabricados nos últimos 20 anos. Tais brechas de segurança no passado são inegáveis. E isso tem levado muitos a questionar: o WordPress é seguro para a criação de websites? Vamos tentar responder isso aqui em nosso site.

WordPress é Seguro?

Wordpress é Seguro mesmo
WordPress é seguro?

Sendo o CMS mais conhecido e de código aberto do mundo, o WordPress tem sido, infelizmente, o alvo de numerosas explorações de segurança.

Embora exista um exército de pessoas trabalhando para manter o WordPress seguro, a plataforma não funciona isoladamente.

Vários temas e plugins que você usa em seu site podem deixar seu site vulnerável a ataques maliciosos de hackers e spammers. O ecossistema projetado para que seu website prospere pode, em vez disso, causar preocupações de segurança.

Portanto, a segurança no WordPress não é absoluta e não há um “sim” ou “não” definido para a pergunta no título deste post.

Wordpress é confiável

Como acabamos de mencionar, a segurança dos sites WordPress transcende a própria plataforma e gira em torno das pessoas, orçamento e tempo envolvidos na manutenção do WordPress e seu ecossistema. Seguindo em frente, vejamos como exatamente esses fatores afetam a segurança de seu site.

Pessoas envolvidas na criação do WordPress, na construção de websites e no ecossistema correspondente

Seja o WordPress ou os temas ou plugins que você utiliza, os desenvolvedores são responsáveis por manter seus produtos seguros. Qualquer tipo de vulnerabilidade fornecerá aos hackers uma porta de entrada em seu site que, escusado será dizer, será um desastre.

A Equipe Central do WordPress

Os desenvolvedores do WordPress Core lhe oferecem a primeira linha de defesa contra um ataque de malware. Eles são responsáveis por seguir as melhores práticas cibernéticas, desenvolver novas tecnologias e ajudar a reduzir o risco de uma ameaça à segurança.

Uma vez que o WordPress é responsável por mais de um quarto de todos os sites do mundo, eles têm a força de trabalho líder mundial como sua equipe principal, juntamente com uma série de desenvolvedores e colaboradores. Vale a pena mencionar que fazer parte do WordPress não é um passeio de bolo.

Eles têm um processo de contratação diligente onde os candidatos finais se encontram passando semanas em projetos antes de se tornarem parte da empresa.

Desenvolvedores de Temas e Plugins

Há inúmeros plugins e temas disponíveis. Alguns gratuitos e outros pagos. A monetização de um plugin ou tema ajuda o criador a dedicar tempo e esforço para melhorar o produto. Por outro lado, plugins ou temas gratuitos são desenvolvidos como um hobby ou para aprimorar a habilidade de cada um.

Aqui, melhorias como a emissão de atualizações e patches de vulnerabilidade ocupam um lugar secundário, comprometendo a segurança do produto. Pedimos ao administrador/proprietário do site que remova os plugins que não são atualizados regularmente.

E faça seu melhor para selecionar os plugins que foram atualizados recentemente, se você quiser que seu site WordPress esteja protegido contra ameaças externas.

Proprietários do site

Não é raro pensar que quando você está pagando por um serviço, você nunca terá que enfrentar um problema de segurança. Mas segurança é manter o risco reduzido a um mínimo. O risco nunca é zero.

Embora existam equipes dedicadas (como a equipe de segurança do WordPress) para manter seu site longe de vulnerabilidades, você não pode simplesmente criar um site e depois esquecê-lo por anos.

Seu site ficará em ruínas se você não ficar de olho nas mudanças repentinas através do plugin de Log de Auditoria do WordPress. Ao estar vigilante, os proprietários do site reduzem a chance de um compromisso.

Conclusão

Dado o conhecimento que temos agora, é seguro assumir que o WordPress não é completamente seguro. Embora ele ofereça um ambiente seguro, mas precisa ser gerenciado. O risco de uma violação não pode ser eliminado, mas pode ser reduzido a um mínimo.

Está bem documentado que manter o WordPress, juntamente com os temas e plugins atualizados são os trampolins para manter seu site WordPress seguro. Recomendamos que você utilize um plugin de backup do WordPress que o ajudará a restaurar seu site quando ocorrer um desastre.

Agora que você sabe o WordPress é seguro, deixe um comentário e entraremos em contato com você.